Muitos devem conhecer o dicionário Aurélio, talvez poucos conheçam a história do seu idealizador, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. Confesso, que nunca me despertou a curiosidade em ler a apresentação do dicionário, que adquiri a não muito tempo, e justamente ao acaso na data de hoje 10/03/2017, eu descobri uma história interessante. Pois é, como diz o ditado popular "..Antes tarde do que nunca...". 


Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, nasceu em Passo de Camargibe, Alagoas, em 3 de maio de 1910. Sinceramente, é esta parte isso que me interessou na vida do Aurélio, pois ele foi professor aos 14 anos, formou-se advogado pela Faculdade de Direito do Recife. Mesmo sendo pobre, Aurélio frequentou escolas sem muitos recursos, mas já demonstrava grande inteligência e esforço.
Quando Aurélio não estava em sala de aula, ele dedicava-se à transmissão do conhecimento por outra vida: a lexicografia. Destarte, levou-o a publicar seu próprio dicionário, obra de muito trabalho e insuperável sucesso. Em 1961, Aurélio assumiu posto de imortal e ocupou a cadeira 30 da Acadêmia Brasileira de Letras. Foi e é considerado por diversos estudiosos, sendo uma das mais importantes figuras da língua portuguesa. 



Fontes:Minidicionário Aurélio 8º Edição
http://www.academia.org.br/academicos/aurelio-buarque-de-holanda/biografia

Post a Comment

Os comentários estão sujeitos à aprovação.

Postagem Anterior Próxima Postagem