A primeira publicação sobre como evitar a retração do concreto (Dica 01), abordou a cura interna, na Dica 02, a presente publicação, será apresentado o dimensionamento de placas, levando em consideração a minimação dos efeitos da retração, fazendo-se uso da sugestão desenvolvida pelo Engº Civil Fernando Antonio Piazza Recena. Antes disso, caso desejar ler a introdução sobre retração, clique aqui

Definição da Espessura

O autor da sugestão aqui transcrita, leva em consideração a observação de casos de sucesso, em pavimentos viários.  Ao observar o comportamento das placas frutos destes casos, foi possível estabelecer um critério para definição da relação entre as dimensões de placas concebidas sem armadura de reforço. As vantagens inerentes aos pavimentos de concreto armados, reduzem a espessura de concreto, e possibilitam maior espaçamento entre juntas. Ao observar, conclui-se que a tendência pela predominância de placas de desenvolvimento retangular, com espessuras extremamente variáveis. 
A metodologia utilizada para o dimensionamento, leva em consideração a série Fibonacci de onde obitem-se o número de ouro, que é o quociente entre um número e seu antecessor, obtendo o equivalente a 1,618 (ф), denominado número de ouro, identificado pela letra "phi" (ф), em homenagem ao nome do arquiteto grego Phídias, primeiro a utilizar o número de ouro em seus projetos, em elementos de fachada.

Retângulo áureo.

Aplicação 

Exemplo 01
Admitamos a necessidade de executar placas de piso com definição de uma largura b = 3m. O comprimento L da placa fica definido pelo produto da largura pelo número ф, sendo obtido o comprimento de:

L = 1,618 x 3m = 4,85m

A espessura da placa fica definida pela aplicação da seguinte expressão:

e = (b/8)/ф = 23cm

Exemplo 02
Considerando agora a necessidade de projetar placas de piso em que a espessura não pode ser maior do que 10cm. A primeira dimensão, a espessura já está definida sendo então necessário calcular a largura e o comprimento da placa. A largura b da placa será obtida pela expressão:

b = (e x ф) x 8 = 1,30m

E o comprimento pelo produto de b e ф:

L = 1,3m x 1,618 = 2,10m

Aproximações devem e poderão ser realizadas.



Direitos Autorais:

Copyright © Aldo Werle. Todos os direitos reservados.
Você pode copiar e redistribuir este material contanto que não o altere de nenhuma forma, que o conteúdo permaneça completo e inclua esta nota de direito e o link: www.aldowerle.blogspot.com


Fonte: Antonio, Fernando P. Recena. Retração do Concreto. EdiPUCRS, Porto Alegre, 2014.

Post a Comment

Os comentários estão sujeitos à aprovação.

Postagem Anterior Próxima Postagem