O presente desafio de matemática resolvido servirá para quem precisa comparar solução própria com a que será exposta na presente publicação, aconselhamos que cada um tente resolver com os conhecimentos que possui, pois a questão pelo que foi pesquisado é fruto de uma questão realizada em vestibular de uma conceituada universidade. Como as últimas publicações envolve funções, para diferenciar o tipo de questão, optou-se por trazer o desafio resolvido como forma de demonstrar o tipo de questão que poderá ser desenvolvido com uso do conhecimento em função e demais assuntos da matemática, como quebra-cabeças lógicos.

Desafio: Na figura, temos o esboço do gráfico da função f(x)= −x² + 2x. Qual a medida do lado do quadrado ABCD?

Resolução
Tem-se um quadrado, então podemos admitir que os vértices A e D no eixo x e os demais B e C coincidem com pontos do gráfico da função. Montando um gráfico com as coordenadas que queremos obter, note o que foi grafado:

Fonte Desafio:
http://clubes.obmep.org.br/blog/2017/06/quadrado-na-parabola/

Direitos Autorais:
Copyright © Aldo Werle. Todos os direitos reservados.
Você pode copiar e redistribuir este material contanto que não o altere de nenhuma forma, que o conteúdo permaneça completo e inclua esta nota de direito e o link: www.aldowerle.blogspot.com

Post a Comment

Os comentários estão sujeitos à aprovação.

Postagem Anterior Próxima Postagem