(CESPE/2003 - CÂMARA DOS DEP.) 
As argamassas constituem um elemento importante para revestimentos de alvenaria, pisos etc. Com respeito às argamassas, julgue os itens abaixo.

101 As argamassas contendo cimento devem ser usadas no prazo de, no máximo, quatro horas e meia a contar do primeiro contato do cimento com a água.
Errado
Segundo NBR 7200, o volume de produção de argamassa de cimento ou mista deve ser controlado de modo que seja utilizado em prazo máximo de 2 h e 30 min. Para temperaturas acima de 30º C, forte insolação direta sobre o estoque de argamassa, ou umidade relativa do ar inferior a 50%, o prazo deve ser reduzido para 1 h e 30 min.

102 A resistência à compressão, a resistência à tração e o módulo de deformação da argamassa mista aumentam com o aumento do teor de cal.
Errado
Em argamassas mistas, de cal e cimento, devido a finura da cal há retenção de água em volta de suas partículas e consequentemente maior retenção de água na argamassa. Assim, a cal pode contribuir para uma melhor hidratação do cimento, além de contribuir significativamente para a trabalhabilidade e capacidade de absorver deformações.

103 No cálculo da argamassa mista, a massa unitária de cal corresponde a 2,9 g/cm³.
Errado
O texto sequer informa o tipo de cal, mas por exemplo a cal hidratada aditivada CHI, a massa unitária é de aproximadamente 0,55 g/cm³.

104 O bolor é um tipo de patologia de argamassas de revestimento, caracterizado por manchas esverdeadas ou escuras que provocam a desagregação do revestimento.
Correto

105 A hidratação retardada do óxido de magnésio da cal pode provocar o aparecimento de fissuras horizontais em argamassas de assentamento.
Correto

Querem todas questões respondidas no Blog? Então comentem, assim responderei ao restante das questões! Querem mais questões assim no Blog? Comentem! 

Em certas regiões, a refrigeração de ambientes é indispensável para o conforto térmico dos usuários. Com relação a sistemas de ar condicionado, julgue os itens a seguir.

106 Filtros secos, filtros de carvão ativado ou filtros úmidos podem ser corretamente utilizados para a purificação do ar em um sistema de ar condicionado.

107 Para a manutenção das condições de conforto térmico, o fator de calor latente depende das quantidades de calor sensível e de calor latente a serem retiradas de um ambiente condicionado.

108 Os aparelhos de condicionamento de ar de janela são indicados para grandes ambientes, em que a distribuição de ar tratado pode ser feita por circulação direta do aparelho.

109 A carga térmica de uma instalação de ar condicionado corresponde à taxa média de variação de temperatura, por unidade de tempo, no período de 10 min após o desligamento do sistema de condicionamento de ar de um ambiente com temperatura inicial igual a 20º C.

110 Nas instalações de ar condicionado, a refrigeração do ar é obtida mediante a exposição deste a uma superfície fria, a uma temperatura igual ou superior à sua temperatura de orvalho.


A figura anterior apresenta um pórtico plano rígido submetido aos carregamentos indicados pelas setas. Desprezando o peso próprio do pórtico, julgue os seguintes itens.

111 A componente horizontal da reação no apoio A independe da sobrecarga uniformemente distribuída q.

112 Para as condições geométricas e de carregamento apresentadas, a tensão na fibra externa da peça no ponto D deve ser sempre de compressão.

113 Dependendo dos valores de a, q e P, o valor da componente vertical da reação no apoio A pode ser nulo.

114 Independentemente dos valores de a, q e P, o momento fletor na seção transversal da peça no ponto C nunca é nulo.

115 Independentemente dos valores de a, q e P, a força cortante na seção transversal da peça no ponto D deve ser sempre nula.

As estruturas de madeira são freqüentemente utilizadas na confecção de coberturas de construções. Julgue os itens subsequentes, relacionados a esse assunto.

121 As terças são peças de madeira colocadas verticalmente e apoiadas sobre o rincão.

122 A mão-francesa é um tipo de peça disposta de forma inclinada, com a finalidade de travar (contraventar) a estrutura.

123 Denomina-se chapuz o componente da estrutura de madeira da cobertura colocado horizontalmente e pregado sobre o caibro para atuar como apoio de telhas cerâmicas.

124 O tirante, ou banzo inferior, é um componente vertical indispensável no pontalete da cobertura.

125 Denomina-se espigão a aresta inclinada resultante do encontro de duas águas que formam um ângulo saliente, sendo caracterizado como um divisor de águas.

Os revestimentos são fundamentais para a durabilidade e para o aspecto estético final de uma obra, e a forma como são executados condiciona seu comportamento e sua vida útil. Em relação a revestimentos, julgue os itens a seguir.

126 Antes da aplicação do emboço sobre o reboco, as superfícies das paredes devem estar limpas e totalmente secas.

127 A dimensão máxima característica dos grãos da areia utilizada para a confecção do reboco deve ser igual a 5 mm.

128 A velocidade de endurecimento da massa de gesso depende de fatores como temperatura e tempo de calcinação e quantidade de água de amassamento.

129 A camada de regularização para o assentamento de azulejos deve ser executada pouco tempo antes da colocação dos mesmos, de forma a facilitar a instalação dos azulejos e atenuar os efeitos de retração da argamassa sobre o revestimento.

130 O aditivo adesivo para chapisco é uma resina sintética compatível com o cimento e a cal, devendo ser adicionado à água de amassamento na proporção indicada pelo fabricante.

As instalações elétricas de obras civis devem ser dimensionadas e executadas de forma a garantir o abastecimento elétrico à construção de forma segura e eficiente. Com relação a instalações elétricas, julgue os itens seguintes.

131 O aterramento funcional em uma instalação consiste na ligação à terra de um dos condutores do sistema, com o objetivo de garantir o funcionamento correto, seguro e confiável da instalação.

132 Em uma instalação de aterramento, o condutor de equipotencialidade é o elemento de proteção que liga o terminal de aterramento principal ao eletrodo de aterramento.

133 Uma eletrocalha é um bloco de construção com um ou mais furos que, por justaposição com outros blocos, forma um ou mais condutos fechados.

134 Em uma instalação elétrica típica de uma residência com alimentação de 127/220 V, a ligação elétrica do quadro de distribuição a um chuveiro elétrico requer somente uma fase elétrica e o neutro.

135 No projeto de uma instalação elétrica, a potência nominal típica que deve ser adotada para um forno microondas (tipo residencial) é da ordem de 4.600 VA.

Julgue os itens abaixo, relacionados à execução de obras civis e materiais de construção.

136 O filler, cujos grãos devem ficar retidos na peneira n.º 200, é um agregado graúdo utilizado na preparação de concretos.

137 O processo de inchamento durante o umedecimento de areias é maior para as areias mais finas, com maior área específica.

138 O traço indicado para a confecção de argamassa para assentamento de tijolos é de 1:4:3,5.

139 Para a execução de chapisco, é necessário o preparo de argamassa composta por cimento e areia fina, com consistência plástica.

140 Os cimbramentos constituem a parte estrutural de suporte das formas, em que escoras de madeira ou metálicas transmitem a carga para apoios disponíveis em nível inferior.


A figura acima apresenta vigas e os respectivos diagramas de momentos fletores decorrentes da atuação de um carregamento uniformemente distribuído ao longo dos seus vãos com intensidade igual a p. A esse respeito, julgue os itens subsequentes.

141 O módulo do valor do momento fletor M1 é igual a pL2/4.

142 O módulo do valor do momento M2 é igual a pL2/8.

143 O módulo do valor do momento M3 é igual a pL2/12.

144 O módulo do valor do momento M4 é igual à metade do módulo do valor de M3.

145 A dimensão a, para a qual o momento é nulo na peça biengastada, é igual a 0,3L.


Direitos Autorais
Copyright © Aldo Werle. Todos os direitos reservados.
Você pode copiar e redistribuir este material contanto que não o altere de nenhuma forma, que o conteúdo permaneça completo e inclua esta nota de direito e o link: www.aldowerle.blogspot.com

Post a Comment

Os comentários estão sujeitos à aprovação.

Postagem Anterior Próxima Postagem