Compartilhando conhecimento.

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Personagens da Engenharia - Terzaghi

Iniciando outra linha de publicação onde se tentará relembrar alguns personagens que foram importantes para Engenharia, iniciando com um nome bem conhecido dos estudantes de Engenharia, geralmente nas disciplinas relacionadas à mecânica dos solos, estamos falando de Karl Anton von Terzaghi.
Tezaghi (1)
Engenheiro civil americano nascido em Praga, considerado o fundador da ciência da mecânica dos solos, na engenharia. 
De uma família de longa tradição militar, era o primeiro filho do Tenente Coronel Anton Terzaghi e de Amália Eberle. Quando o seu pai deu baixa do exército, a família se mudou para Graz, Áustria, onde ele também foi enviado para estudar em uma academia militar. Na academia desenvolveu um interesse em astronomia e geografia e mudou-se para outra escola militar (1897), em Hranice, hoje República Tcheca, onde graduou-se com honras em geometria e matemática, aos dezessete anos. Entrou na Universidade Técnica de Graz para cursar engenharia mecânica e também se formou com honras (1900). Durante um ano de serviço  o serviço militar compulsório no exército, decidiu trocar para engenharia civil, especialmente interessado em geologia. Voltou à Universidade (1902), onde estudou geologia, rodovias e ferrovias e graduou-se em engenharia civil (1904) e produziu seu primeiro paper científico, em geologia. Doutorou-se (1911) na Universidade Técnica em Graz, Áustria, e trabalhou como engenheiro por vários anos. Ensinou em Istambul (1916-1925), esteve nos EEUU,  no Massachusetts Institute of Technology (1925-1929) e na Universidade Técnica de Viena (1929-1938). Emigrou para EEUU (1938) e trabalhou na Harvard Universidade (1946-1956). Consultou mundial em mecânica dos solos, ajudou na construção da barragem de Assuã, no Egito. Publicou Introduction for Soil Mechanics (1925) e morreu em Winchester, Massachussetts, U.S.A.
Desde o começo de sua carreira dedicou seus esforços visando buscar um método racional que resolvesse os problemas relacionados com a engenharia de solos e fundações. A coroação de seus esforços se deu em 1925 com a publicação de Erdbaumechanik, considerada atualmente como o ponto de partida da mecânica dos solos como novo ramo da ciência na engenharia. De 1925 a 1929 trabalhou no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, onde iniciou o primeiro programa norte americano sobre mecânica dos solos e com isso fez com que esta ciência se convertesse em uma matéria fundamental na engenharia civil.
Em 1938 passou para a Universidade de Harvard onde desenvolveu e lecionou seu curso sobre geologia aplicada à engenharia, aposentando-se como professor em 1953 com 70 anos de idade. Naturalizou-se norte americano em 1943.
Seu livro Soil Mechanics in Engineering Practice, escrito em parceria com Ralph B. Peck, é de consulta obrigatória para os profissionais da engenharia geotécnica. É considerado um dos mais destacados engenheiros civis do século XX.

Fontes:
(1) http://www.civilenggforall.com
https://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_von_Terzaghi
http://www.oblogdomestre.com.br/2014/12/KarlAntonVonTerzaghi.Biografias.html

0 comentários :

Postar um comentário

Os comentários estão sujeitos à aprovação.