Iniciando outra linha de publicação onde se tentará relembrar alguns personagens que foram importantes para Engenharia, iniciando com um nome bem conhecido dos estudantes de Engenharia, geralmente nas disciplinas relacionadas à mecânica dos solos, estamos falando de Karl Anton von Terzaghi.
Tezaghi (1)
Engenheiro civil americano nascido em Praga, considerado o fundador da ciência da mecânica dos solos, na engenharia. 
De uma família de longa tradição militar, era o primeiro filho do Tenente Coronel Anton Terzaghi e de Amália Eberle. Quando o seu pai deu baixa do exército, a família se mudou para Graz, Áustria, onde ele também foi enviado para estudar em uma academia militar. Na academia desenvolveu um interesse em astronomia e geografia e mudou-se para outra escola militar (1897), em Hranice, hoje República Tcheca, onde graduou-se com honras em geometria e matemática, aos dezessete anos. Entrou na Universidade Técnica de Graz para cursar engenharia mecânica e também se formou com honras (1900). Durante um ano de serviço  o serviço militar compulsório no exército, decidiu trocar para engenharia civil, especialmente interessado em geologia. Voltou à Universidade (1902), onde estudou geologia, rodovias e ferrovias e graduou-se em engenharia civil (1904) e produziu seu primeiro paper científico, em geologia. Doutorou-se (1911) na Universidade Técnica em Graz, Áustria, e trabalhou como engenheiro por vários anos. Ensinou em Istambul (1916-1925), esteve nos EEUU,  no Massachusetts Institute of Technology (1925-1929) e na Universidade Técnica de Viena (1929-1938). Emigrou para EEUU (1938) e trabalhou na Harvard Universidade (1946-1956). Consultou mundial em mecânica dos solos, ajudou na construção da barragem de Assuã, no Egito. Publicou Introduction for Soil Mechanics (1925) e morreu em Winchester, Massachussetts, U.S.A.
Desde o começo de sua carreira dedicou seus esforços visando buscar um método racional que resolvesse os problemas relacionados com a engenharia de solos e fundações. A coroação de seus esforços se deu em 1925 com a publicação de Erdbaumechanik, considerada atualmente como o ponto de partida da mecânica dos solos como novo ramo da ciência na engenharia. De 1925 a 1929 trabalhou no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, onde iniciou o primeiro programa norte americano sobre mecânica dos solos e com isso fez com que esta ciência se convertesse em uma matéria fundamental na engenharia civil.
Em 1938 passou para a Universidade de Harvard onde desenvolveu e lecionou seu curso sobre geologia aplicada à engenharia, aposentando-se como professor em 1953 com 70 anos de idade. Naturalizou-se norte americano em 1943.
Seu livro Soil Mechanics in Engineering Practice, escrito em parceria com Ralph B. Peck, é de consulta obrigatória para os profissionais da engenharia geotécnica. É considerado um dos mais destacados engenheiros civis do século XX.

Fontes:
(1) http://www.civilenggforall.com
https://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_von_Terzaghi
http://www.oblogdomestre.com.br/2014/12/KarlAntonVonTerzaghi.Biografias.html

Post a Comment

Os comentários estão sujeitos à aprovação.

Postagem Anterior Próxima Postagem