Questão 01. (Objetiva Concursos / Pref. Chapecó) Considerando-se os métodos de preparação das superfícies metálicas, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Ataque alcalino.
(2) Anodização.
(3) Wash-primer.
(---) É um filme de vinil butiralcromato de zinco e ácido fosfórico aplicado por imersão ou pulverização.
(---) Tratamento eletrolítico em meio ácido que permite obter uma superfície “gelatinosa” e aderente de óxido.
(---) Imersão em solução de soda cáustica em temperatura elevada.
a) 1 - 2 - 3.
b) 3 - 2 - 1.
c) 2 - 3 - 1.
d) 2 - 1 - 3.

Resolução
Dentre as diversas preparação das superfícies metálicas mais utilizadas, tem-se:
Ataque alcalino (corrosão alcalina) é a imersão em solução de soda cáustica em temperatura elevada; permite obter uma superfície limpa, clara e acetinada. Não necessita de tratamento anterior a sua aplicação, e o tratamento subsequente é através da lavagem com solução de ácido crômico. 
Anodização é um tratamento eletrolítico em meio ácido que permite obter uma superfície "gelatinosa" e aderente de óxido. O tratamento anterior a sua aplicação é limpeza por solventes ou imersão em solução não corrosiva, e posteriormente o tratamento se deve realizar lavagem em água  ou selagem com solução de dicromato a 98ºC, seguida por Wash-Primer.
Wash-Primer é um filme de vinil butiralcromato de zinco e ácido fosfórico aplicado por imersão ou pulverização. O tratamento anterior a sua aplicação é limpeza alcalina ou por solvente ou anodização, e posteriormente o tratamento se deve usar lacas ou primer sintético de cromato de zinco.

Resposta (Gabarito): alternativa "b" 

Questão 02. (Objetiva Concursos / Pref. Chapecó) Em relação às adições do cimento, assinalar a alternativa CORRETA:
a) A escória granulada de alto forno tem propriedades hidráulicas.
b) Os materiais carbonáticos possuem propriedades hidráulicas.
c) Os materiais pozolânicos, quando pulverizados e na presença de água, não reagem com o hidróxido de cálcio.
d) Rochas graníticas são exemplos de material pozolânico.

Resolução
O cimento Portand é constituido por cal (CaO), sílica (SiO2), a alumina (Al2O3) e uma pequena porcentagem de anidirdo sulfúrico (SO3). 
Nos cimentos pozolânicos a adição de pozolanas, vem dai o nome, pozolana é uma substância silicosa e aluminosa que, embora não tendo qualidades aglomerantes próprias, reagem com a cal hidratada na presença de água, nas temperaturas ordinárias, resultado a formação de compostos cimentícios. 
O uso de pozolanas melhora muitas das qualidades, como a trabalhabilidade, diminui o calor de hidratação, aumenta a impermeabilidade, resistência aos ataques por águas do mar, diminui os riscos de reação álcali-agregados, a eflorescência por percolação de água e os custos.
A escória de alto forno finamente dividia não constitui propriamente um aglomerante hidráulico, podendo, entretanto, combinar com a cal livre, endurecendo lentamente. 
A escória de alto forno granulada é um produto gerado na fabricação do gusa em alto forno, possue propriedades hidráulicas para uso como adição no concreto.

Resposta (Gabarito): alternativa "a"

Questão 03. (Objetiva Concursos / Pref. Chapecó) Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE, no que se refere ao uso de arame recozido em armaduras:
O arame recozido possui elevada _______________, o que permite seu uso na amarração de outros componentes da armadura.
a) ductilidade
b) elasticidade
c) maleabilidade, obtida por laminação
d) temperabilidade

Resolução
O arame recozido possui elevada ductibilidade o que permite seu uso na amarração de outros componentes da armadura. 
Lembrando que ductilidade é a propriedade que representa o grau de deformação que um material suporta até o momento de sua fratura. Materiais que suportam pouca ou nenhuma deformação no processo de ensaio de tração são considerados materiais frágeis. Isto é quando por exemplo um plástico é rasgado ao meio, esse processo entre estica-lo até rasga-lo é chamado de ductibilidade.

Resposta (Gabarito): alternativa "a"

Questão 04. (Objetiva Concursos / Pref. Chapecó) É CORRETO afirmar que a tensão de cisalhamento numa barra de seção circular é:
a) Mínima na superfície da barra.
b) Zero na superfície da barra.
c) Máxima na superfície da barra.
d) Máxima no centro da barra.

Resolução
A tensão de cisalhamento numa barra de seção circular é máxima na superfície da barra.

Resposta (Gabarito): alternativa "c"

Questão 05. (Objetiva Concursos / Pref. Chapecó) Em relação ao descimbramento de uma viga em balanço, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(---) É feito do apoio para a ponta do balanço.
(---) É feito da ponta do balanço para o apoio da viga.
(---) É feito do meio da viga para o apoio e para a ponta do balanço.
a) C - C - E.
b) E - E - C.
c) C - E - E.
d) E - C - E.

Resolução
Quando possuir balanço é feito do apoio (engaste) para a ponta do balanço.

Resposta (Gabarito): alternativa "d"

Direitos Autorais:
Copyright © Aldo Werle. Todos os direitos reservados.
Você pode copiar e redistribuir este material contanto que não o altere de nenhuma forma, que o conteúdo permaneça completo e inclua esta nota de direito e o link: www.aldowerle.blogspot.com

Post a Comment

Os comentários estão sujeitos à aprovação.

Postagem Anterior Próxima Postagem